Visagismo é
a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma
pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem
visual (harmonia e estética), utilizando a maquiagem, o corte, a coloração e o
penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos. E em odontologia através
da forma, cor, posição e tamanho dos dentes e outras variáveis.
Antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente
agradável, é preciso pensar para que ou quem a imagem serve. Há casas muita
bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos mas nada funcionais. Há
xícaras belas, mas difíceis de segurar. E vemos cortes e penteados belíssimos,
que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem
médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita
confiança em sua competência.
Quando se
pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para
ser adequada, sem deixar de ser bela.
O visagismo,
palavra derivada de visage, que, em francês, significa rosto, foi criado por
Fernand Aubry, em 1937, com o intuito de alinhar a arte de criar uma imagem
pessoal a esse mesmo conceito. No entanto, nunca foi possível aplicar esse
conceito totalmente, porque faltavam algumas informações essenciais,
principalmente sobre a linguagem visual.
Em primeiro
lugar, é preciso compreender que toda imagem expressa conceitos, sensações e
emoções. A imagem de uma pessoa é constituída pelo seu formato de rosto, suas
feições, sua cor de pele, da forma, cor, posição e tamanho dos dentes, seu corte de cabelo, penteado, coloração, sua
maquilagem, adornos e, no caso dos homens, seus pêlos faciais. Esse conjunto
faz, literalmente, uma declaração ao mundo e à própria pessoa de quem ela é,
por meio da linguagem visual.
(contorno é uma aplicação do visagismo pela maquiagem)
(o design de sobrancelha é a aplicação do visagismo)
Intuitivamente entendemos o que significam as
diversas linhas, formas, cores e outros elementos que compõem uma imagem. É por
isso que conseguimos sentir o que imagens transmitem. Recentes pesquisas
neurobiológicas comprovam que toda imagem cria um impacto emocional, antes que
seu significado seja compreendido racionalmente. É por isso que se diz que a
primeira impressão é que vale. As linhas, formas e cores têm significados
fixos, compreendidos intuitivamente da mesma maneira por todas as pessoas,
independentemente de sua cultura ou raça, mas agem sobre a emoção e não a
razão. A imagem de uma pessoa, portanto, afeta as pessoas, com quem se relaciona,
emocionalmente, criando sensações positivas ou negativas. Mas também afeta a
própria pessoa, seu comportamento e sua auto estima.
No sistema
de avaliação dos temperamentos de pessoas criado por Hipócrates, há quatro
categorias: Sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Todas as pessoas
apresentam características das quatro categorias, mas em graus diferentes.
Essas características têm aspectos positivos, chamados de forças, e outros
negativos, chamados de fraquezas (HALLAWELL, 2009, p.115).
Nisso se
estabelece um conceito, ou seja, a função da imagem, e esse é o primeiro passo
do processo criativo. Mas para criar a forma mais adequada, que melhor expressa
esse conceito, é preciso dominar o uso da linguagem visual, conhecendo e
estudando seus fundamentos: luz e sombra, cor, composição, proporção áurea,
dinâmica das linhas e outros. Os fundamentos são baseados em conhecimentos de
física ótica (cor e luz), de matemática, de geometria, de antropologia e das
ciências cognitivas, que estudam como funciona a percepção e a compreensão do
mundo.
Beleza é
criada quando o conceito transmite as qualidades da pessoa - força,
criatividade, dinamismo, meiguice ou autocontrole, por exemplo - e quando a
forma valoriza as características físicas positivas, expressa harmonia e é
criada de acordo com os princípios de estética.
Finalmente,
é preciso que o profissional domine as técnicas diversas utilizadas na criação
de uma imagem pessoal; corte, coloração, penteado, maquilagem e outras.
Dessa forma
ele pode direcionar seu trabalho, exercendo sua habilidade e criatividade, com
consciência daquilo que está proporcionando ao seu cliente, sem que dependa da
intuição. Saberá o que a imagem que pretende criar expressará e poderá explicar
isso ao seu cliente, quase garantindo a sua satisfação.
O visagismo entusiasma porque pode
transformar vidas.
A seguir faremos um post da aplicação
do visagismo na odontologia.
Fonte: (http://www.visagismo.com.br)
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