>

O que pode e o que não pode no clareamento dental:

Pude perceber um interesse muito grande pelas pessoas que visitam o blog a respeito do assunto clareamento dental. Em abril, foi feito um post esclarecendo a respeito do tratamento ( clique aqui para ver o post), a finalidade do post de hoje é o que podemos e o que não podemos fazer durante o tratamento de clareamento dental, seja ele caseiro ou de consultório.

E este post veio numa época muito boa, pois recentemente fiz clareamento dental (em mim), e o que antes eram apenas conhecimentos teóricos, agora estão embasados com a prática...

Bora lá!!! Prepara a canetinha pra anotar ou liga a impressora...

Coloco no topo da nossa lista de cuidados aquele que todos insistem em utilizar: o bicarbonato de sódio, pois é, como já dissemos em post sobre o uso de bicarbonato de sódio (clique aqui para visualizar o post), além dele desgastar o dente e não clareá-lo, ele neutraliza as substâncias que usamos no clareamento.

Não utilize qualquer produto caseiro ou outras substâncias branqueadoras associadas ao tratamento sem o conhecimento de seu dentista.

Evite enquanto estiver fazendo o tratamento, pois estes retardam o processo de clareamento dos dentes:
  •  sucos e frutas cítricas, pois podem aumentar a sensibilidade dentária;
  •  refrigerantes, que além de ter bicarbonato em sua formulação, tem corantes;
  • cafés, chás, vinhos, cigarros, chimarrão, chocolate/achocolatados, molho vermelho, beterraba, sucos artificiais, açaí,etc.: pois pigmentarão o dente.

Muito cuidado com aqueles cremes dentais coloridinhos nos tons: vermelho... verde... ou seja lá qual for a cor dele... CUIDADO! Preste atenção também no seu enxaguatório se ele é incolor ou se tem corante, caso seja colorido suspenda o uso pelo menos durante o tratamento de clareamento dental e adquira um incolor.

Você pode estar pensando assim: “ah tá bom que essa dentista conseguiu ficar sem colocar essas coisas na boca durante o tratamento” e eu respondo: você tem toda razão! Impossível ficar sem colocar uma corzinha mesmo! (no quesito alimentação ok?)

E é aí que vem a dica de ouro... o pulo do gato: Durante o tratamento de clareamento, o ideal seria que não se comessem alimentos com corantes (o que é praticamente impossível). O que se pede é que não se coma alimentos com corantes ou fume durante as 4 primeiras horas após a retirada da moldeira ou nas primeiras 48h após o clareamento de consultório.

As dicas acima, como já havia dito, servem para clareamento caseiro e de consultório, já as dicas abaixo são para aqueles que optaram pelo clareamento caseiro (o de moldeira):

O tratamento dura de 2 a 4 semanas, o ideal seria usar no mínimo por 2 semanas para garantir a estabilidade de cor. O clareamento terá fim quando:
  •  Houver saturação, que é quando mesmo usando o agente clareador, o dente chega no seu limite máximo e não clareia mais;
  • Ou assim que você, junto ao seu dentista, julgar que a cor do dente chegou “na cor que você quer”, chegar no que você julgar estético (mesmo não atingindo o ponto de saturação);

Não é possível prever com exatidão a longevidade dos resultados (o tempo de permanência do clareamento nos dentes).

O regime de uso varia de indivíduo para indivíduo, podendo este ser noturno ou diurno. Recomenda-se o uso noturno, pois durante a noite há diminuição da salivação e o gel fica mais tempo em contato com o dente, mas caso você não consiga, pode fazer o uso durante o dia, utilizando a moldeira por um período mínimo de 3 horas e de no máximo 9 horas. O recarregamento da moldeira deve ser de 1 vez ao dia, no caso de o recarregamento ser feito mais de uma vez  ao dia , aumentará a possibilidade de sensibilidade.

Se você possuir alguma restauração de resina, esta terá de ser trocada após o clareamento, visto que apenas dente é clareado e a restauração se mantém escura.

        RISCOS:
1)      Sensibilidade dental
2)      Irritação gengival
3)      Queimação gengival

Em qualquer um desses casos, suspenda o uso e entre em contato com seu dentista.

Em caso de sensibilidade, suspender o uso e informar ao dentista que ele prescreverá uma substância para seu caso. A substância de escolha poderá ou ser colocada na moldeira ou diretamente sobre os dentes, deixando aí por 5 minutos. Deve- se evitar a ingestão destas substâncias.

A irritação gengival ocorre por que a moldeira machuca a gengiva, neste caso, avise para seu dentista, que ele tomará as devidas providências. Já a queimação gengival ocorre quando colocamos muito gel na moldeira e seu excesso vai para a gengiva causando queimação gengival, neste caso sugere-se colocar menos gel na moldeira ou no caso de excesso de gel, apertar bem para que o excesso saia e logo em seguida limpar esse excesso.

        INSTRUÇÕES:
  •  Armazenar a seringa com o gel na geladeira;
  • Colocar uma gota de gel em cada dente da moldeira;
  • Sempre higienizar a moldeira assim que tirar e antes de colocar o gel;

Em caso de clareamento caseiro, não beber ou comer enquanto estiver usando as moldeiras de clareamento.

O tratamento não pode ser interrompido; caso ocorra, o tratamento terá que ser prolongado.

 Após 6 meses à 1 ano do término do clareamento, retornar ao dentista para reavaliação da necessidade de manutenção. Esta manutenção irá variar de acordo com os hábitos do paciente. Por exemplo, pessoas fumantes e de grande consumo de substâncias pigmentadoras (café, chá e/ou chimarrão) poderão necessitar mais cedo de uma manutenção.

E o mais importante do que qualquer outra dica que eu possa ter falado aqui:

Na dúvida converse com seu dentista!!!



Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata com sua participação!

33 comentários:

Allan disse...

Muito obrigado pelo post, me ajudou bastante (:

Juliana de Sá disse...

Como já disse Paulo de Tarso aos Coríntios: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém".
Se a pergunta é: "pode?", a respoata é: pode, MAS vc corre o risco de não alcançar o resultado esperado...
Durante o tratamento em si, se vc estiver fazendo clareamento caseiro aguarde pelo menos 4h depois de retirar a moldeira, para poder colocar algo artificialmente colorido na boca. Se vc estiver estiver fazendo clareamento de consultório, o prazo é maior, de 48h. Isso tudo porque os canalículos dentinários estão abertos.
Porém, se vc finalizou o clareamento o período de abstinência é maior: 15 dias!
Desculpe-me pela demora, e espero ter ajudado de alguma forma...
Continue participando do blog enviando sugestões de post.
Abraços.

Anônimo disse...

Ola Juliana, tudo bem?
Estou fazendo o clareamento a poucos dias ( tratamento no Japão), o dentista (Japones) nw me orientou sobre alimentação, mais sei sobres os alimentos com corantes...
Minha duvida é, sobre usar o produto em quanto estiver acordado ( salivando mais) quais são os riscos? Perde-se a eficácia do tratamento?
Agradeço desde já...Márcia

Déborah disse...

Bom dia Juliana!

Td bem?!
Adorei suas dicas, deste e do outro post!
Informações que o meu dentista não passou direitinho e que eu só consegui aqui!
Obrigada mesmo!

Olha só, queria saber se o clareamento pode ser feito apenas com moldeira de silicone, ou se a de acrilico tem o mesmo efeito?

Obrigada! Beijiiinho!

Anônimo disse...

Obrigado.....
Me ajudou muito, tava com muitas dúvidas, mais agora não estou mais. :)
Vou fazer tudo certinho.

Raimundinho Costa disse...

Adorei as dicas nossa me ajudou D+

Anônimo disse...

BOM DIA! OBRIGADA PELAS DICAS. JADOU BASTANTE.LUCINEIDE.

Anônimo disse...

BOM DIA ,ESTOU FAZSENDO CLAREAMENTO NO CONSULTORIO E TENHO MUITA DUVIDA AINDA SOBRE O COMER,DE DOMINGO AMO MACARRAO VERMELHO, SALGADINHOS TIPO FANDANGOS E NÃO SEI SE ISSO VAI PREJUDICAR O CLAREAMENTO .

camila Tenório disse...

boa noite, obrigada pelas dicas:*

Anônimo disse...

Oi, esqueci de usar as moldeiras por um dia, quanto é que isso pode prejudicar meu resultado?

Juliana de Sá disse...

Olá queridos, desculpem o atraso da blogueira q vos fala... fiquei um longo período sem atualizar o blog, mas fico muito feliz em saber q mesmo enquanto estive ausente vocês se fizeram presentes e participando de forma maravilhosa... sou muito grata a cada um de vcs por fazerem parte desta família q cresce a cada dia e por enriquecerem o aprendizado de todos nós!
Vamos às respostas então:
1- Márcia: o tratamento pode ser feito durante o dia ou durante a noite. De acordo com o regime de horas orientado pelo seu cirurgião-dentista.
Normalmente pedimos para os pacientes usarem a noite, pois a salivação está diminuída e o gel ficará mais tempo em contato com a superfície do dente. caso o uso seja realizado durante o dia, o gel pode ser engolido com mais facilidade em função da salivação aumentada, podendo ficar menos tempo em contato com o dente. O gel é um peróxido, não sei informar os riscos decorrentes de sua ingestão.

2- Déborah: a moldeira é um meio de manter o gel sobre a superfície do dente por mais tempo. usamos a moldeira de silicone por ser flexível, confortável e facilitar o uso. Moldeiras/placas de acrílico são rígidas, retentivas e pouco confortáveis para serem usadas em toda superfície do dente. são utilizadas para outra finalidade.

3- Anônimo I: caso faça o uso de produtos artificialmente coloridos, vc pode levar mais tempo para alcançar o resultado.

4- Anônimo II: Qdo vc faz uso de um medicamento de forma prolongada, qdo vc deixa de tomar uma das doses do remédio, vc ficará sem o efeito da droga/medicamento/fármaco. Qdo vc deixa de usar o gel, vc ficará sem a ação do gel, não haverá clareamento.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber qual o creme dental mais apropriado para ser utilizado durante o clareamento.
Obrigada

Karine Pinto disse...

Olá Juliana,

Gostaria de saber como faço para diminuir a sensibilidade dos dentes durante o clareamento? É que apos aplicação noturna do gel de 20% sinto dores agudas que perduram o dia inteiro me deixando bastante incomodada e irritada. Falei p/meu dentista e ele me orientou passar por cima do dente pasta dental para sensibilidade só que não adiantou e ainda continuo sentido dores insuportáveis.
preciso de um outra orientação que der resultado.
Obrigada!!

Juliana de Sá disse...

Olá Karine, fico grata por sua confiança em nosso blog! Com relação à sua queixa, sugiro que volte a conversar com seu dentista, pois existem outras concentrações do gel clareador, quem sabe com o gel de concentração mais baixa (16% ou 10%) essa sensibilidade vai embora?
Você pode tbm usar em dias alternados (dia sim, dia não); pode tbm fazer uso de pastas de dentes para sensibilidade (pode colocar a pasta em sua moldeira de clareamento e deixar em contato com os dentes por uns 5 minutinhos, lembre-se de higienizar bem a placa após isso); deve manter seus dentes muuuuuito hidratados tomando água na temperatura ambiente; pode verificar com seu dentista o custo de fazer uma sessão de laserterapia para auxiliar na diminuição da sensibilidade... enfim, uma infinidade de coisas podem ser sugeridas, mas a melhor de todas é: converse novamente com seu dentista.
Espero tê-la ajudado.
Abraço

Anônimo disse...

fico com os moldes na boca por quanto tempo? posso dormi com ele na boca ?

Anônimo disse...

oiii adorei as dicas obrigada..:)

Johnny Camolese disse...

Obrigado por todas as dicas!
Muito esclarecedoras!!!

betto neris disse...

nossa foi muito bom saber .. porq hj eu sou fazer clariamento dental e estavo com duvida se poderia mancha meu dente gostei muito da dicas

Anônimo disse...

Bebo muitas água a noite, tem problemas tomar água com as moldeiras, com gel clareador??? Como faço?

Rodrigo Candeias disse...

Iniciei o Clareamento caseiro ontem a noite, mas tenho algumas duvidas:

- Posso comer logo após retirar a moldeira (após as 4h de uso)?

- Antes de usar, devo escovar os dentes?

- após o uso, enxáguo os dentes ou escovo novamente?

- Qual a quantidade certa do gel, devo colocar só parte frontal do dente?

- No caso de beber ou comer algo com corante, o que pode acontecer.

Anônimo disse...

Ola Juliana,quero começar a fazer um clareamento caseiro so q estou receosa, querendo começar hj me tire uma duvida, o meu dentista colocou 10 dias pra eu fazer e pra eu evitar alimentos de cores escuras , certo! mais depois desses 10 dias eu posso me alimentar normalmente comer tudo q eu comia antes?

Unknown disse...

Olá. Estou fazendo clareamento dental caseiro e estou no terceiro dia de tratamento. Porém percebi que minha gengiva está um pouco machucada, entre os dentes. Devo suspender o tratamento? Detalhe: estou fazendo o tratamento por conta própria.

Juliana de Sá disse...

Não recomendo que vc tome água ou coma qq coisa enquanto faz o uso da moldeira de clareamento.
Você acorda para beber água? É isso? Se for este o caso, sugiro que primeiro, pesquise o motivo de estar bebendo muita água a noite. PODE ser diabetes ou pode ser nada.
Se vc não conseguir mudar o hábito, sugiro que divida o uso da moldeira. Ao invés de usar as 4 horas de uma só vez, divida durante o dia, porém a chance de sensibilidade aumenta, já que vc vai recarregar a moldeira mais vezes ao dia...
Sugiro que vc converse com seu dentista e veja junto com ele a melhor solução para seu caso...]
Espero ter ajudado, apesar da demora em responder...
Fico mto grata com sua participação!
Abraço

Juliana de Sá disse...

Olá Rodrigo, fico grata com sua participação. Tenho certeza que suas dúvidas são as de mtas pessoas...
Você pode comer sim após retirar a moldeira, mas deve evitar todos os alimentos artificialmente coloridos e alguns alimentos naturalmente coloridos logo após.
Sim deve escovar os dentes sim antes de usar
Após o uso sugiro que remova apenas enxaguando com água.
Com relação à quantidade, sugiro que converse com seu dentista para que ele te oriente melhor, às vezes o que para você é pouco, para mim pode ser muito...
No caso de você beber ou comer algo “colorido”, vc pode retardar/atrasar o seu resultado com o clareamento... vai demorar mais...
Espero tê-lo ajudado... sucesso com seu clareamento!
Abraço

Juliana de Sá disse...

Depois desses 10 dias eu posso me alimentar normalmente comer tudo q eu comia antes?
É como sempre digo: “tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”...
Poder...pode! Mas se vc quer que seu clareamento dure mais, vc não deve...
É como se vc me perguntasse: “eu era gordinha e consegui emagrecer (atingi meu objetivo), posso voltar a ter o mesmo comportamento alimentar que eu tinha qdo eu era gordinha?” Se vc mantiver os hábitos de antes, vc já sabe como vai ficar... da forma que vc estava qdo começou sua dieta, “gordinha”.
Você pode voltar sim voltar a comer como antes, porém seu tratamento não durará mto tempo. Mas a boa notícia é que vc pode refazer o clareamento!
Converse com seu dentista, ele poderá te auxiliar também!
Espero tê-lo ajudado... e fico muito grata pela oportunidade de esclarecer este ponto.
Abração!

Juliana de Sá disse...

Olá. Estou fazendo clareamento dental caseiro e estou no terceiro dia de tratamento. Porém percebi que minha gengiva está um pouco machucada, entre os dentes. Devo suspender o tratamento? Detalhe: estou fazendo o tratamento por conta própria.
RESPOSTA:
Sugiro que suspenda o uso imediatamente! Procure um dentista para orientá-lo!
Pode ser nada. Mas se for alguma coisa, vc estará nas mãos de um especialista para cuidar de vc!
Espero ter ajudado..
Abração

Thiago Ricelly disse...

Ola... Estou fazendo o tratamento caseiro porem o molde tem caido durante a noite e so encontro durante a manha isso eh normal?... o que faco?
Obrigado

Anônimo disse...

posso tomar iogurte de morango?

Anônimo disse...

legal, meajudou bastante!! um abraço!

Juliana de Sá disse...

Ei Thiago, isso pode acontecer sim, principalmente pelo fato da salivação estar diminuída ou até mesmo ausente durante o período em que dormimos...
Penso que seria interessante levar esta dúvida para seu dentista, para ele possa avaliar outras possibilidades disso estar acontecendo... como exemplo, o deslocamento pode estar ocorrendo em função de bruxismo!
Por isso o exame clínico e o retorno são tão importantes!
Converse com seu dentista!
Forte abraço e fico muito grata por vc ter compartilhado comigo sua dúvida!

Juliana de Sá disse...

DÚVIDA: posso tomar iogurte de morango?
RESPOSTA: Sempre digo, se a pergunta é: pode? a resposta é pode, MAS...
Se for clareamento caseiro, "pode" tomar 4h após a remoção da moldeira de clareamento. Se vc estiver fazendo clareamento de consultório, só depois de 48h...
Sugiro que não faça uso dele (iogurte)...Iogurtes são artificialmente "coloridos", logo, retardarão seu tratamento...
Respondido? Espero que sim... Qq dúvida fale com seu dentista...
Forte abraço e fico grata pela confiança!

Anônimo disse...

Ola! Apesar de ter esclarecido varias duvidas, gostaria q vc sugerisse alimentos q eu possa ingerir no cafe da manha... já q vou retirar a moldeira e já tomá-lo. Obrigada.

Marcela disse...

Boa tarde! Com o fim do tratamento posso voltar a consumir café, chocolate, etc?

Postar um comentário