>

Protetores Bucais



O protetor bucal é um aparelho de plástico flexível ou material laminado usado nas práticas desportivas para evitar ferimentos na boca ou nos dentes.
Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), um terço de todos os traumatismos bucais estão relacionados com práticas desportivas. O uso de protetor bucal poderia evitar mais de 200.000 ferimentos bucais a cada ano.


O que é um protetor bucal?
Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca. Se você estiver usando aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que seu dentista sugira o uso de protetor bucal nos dentes inferiores também.

Quando devem ser usados?
Devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, futebol americano, basquetebol, beisebol, rugby, softbol, hóquei, skates, ginástica, lutas, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca.
O protetor bucal é essencial para todos os atletas, sejam eles crianças ou adultos.

Por que usar protetor bucal?
Todo atleta está exposto ao risco de traumatismo bucal e qualquer traumatismo pode ser evitado com o uso do protetor. Entre os tipos de traumatismos que podem ocorrer sem o uso do protetor bucal estão a quebra ou rachadura de dentes, fraturas de próteses, ferimentos nos lábios e bochechas, danos à raiz dos dentes, fraturas de arcada e concussões.
Além disso, podemos considerar que o uso dos protetores produz uma sensação de segurança. Essa sensação esta ligada a autoconfiança, outra variável psicológica importante no desempenho do atleta. Ao se sentir seguro o individuo desenvolve a confiança no que é capaz de realizar, não duvidando de seu potencial, fortalecendo assim sua autoconfiança. Mas esses benefícios só podem ser realmente apreciados com o uso de protetores personalizados, feito com profissionais especializados.
Obviamente não podemos colocar toda responsabilidade de desempenho no uso ou não de protetores, pois são apenas acessórios. A concentração bem como a autoconfiança, podem e devem ser treinadas e desenvolvidas para o máximo desempenho sempre. Entretanto, não se pode negar a interferência positiva, tanto física como psicológica, com a utilização dos protetores na performance dos atletas.

Quais os tipos de protetores bucais?
1-     Pré- fabricado (“ferve e morde”): são facilmente encontrados em lojas de artigos esportivos, possuindo vários modelos, porém com poucas alternativas de tamanho. Os populares protetores do tipo ''Ferve e morde'', possuem limitações, pois sua adaptação nos dentes é muito pequena, soltando facilmente, exigindo assim, que o atleta mantenha os dentes sempre serrados para não soltar, limitando a respiração pela boca.

2-     Personalizado: feitos em consultório ou personalizados, são aparelhos confeccionado em placas de silicone de 2 a 3 milímetros de espessura, prensados à vácuo em uma máquina específica no modelo de gesso da boca do paciente. Tal processo permite uma adaptação e retenção excelente do aparelho na boca do paciente.
      
      Vantagens do protetor bucal personalizado:
  • Possibilita ao atleta respirar pela boca, ingerir líquidos e falar sem retirar o protetor.
  • Protege não apenas os dentes, mas também os lábios, língua, bochechas e também a região da articulação (ATM).
  • Cria uma segurança maior comparado ao protetor pré-fabricado, o que geralmente aumenta o rendimento do atleta.
  • Evita uma possível desclassificação, pois se o atleta sofre um ferimento na boca gerando um sangramento, ele é desclassificado.
  • Além da proteção de todos os dentes e tecidos moles, o protetor personalizado melhora a atenção e o rendimento do atleta, pois ele não precisa se preocupar em manter o protetor em posição.
Desvantagem do protetor bucal personalizado:
O protetor bucal personalizado é um aparelho “caro” quando comparado ao pré-fabricado, porém, o seu custo/benefício é bem superior, pois em caso de acidente orofacial, o paciente não perderá horas de consulta, terá muita menos dor, e diminuirá risco de ter problemas com próteses, endodontia e reconstrução de dentes. Acredita-se também que reduz muito o risco de derrame cerebral por compressão do condilo, no caso de traumatismo.

Quem devo procurar para fazer o protetor personalizado?
Cirurgião-dentista

Como fazer para adquirir um?
  1. Realiza-se um exame clínico, com o cirurgião-dentista,  para avaliar as condições bucais, quais esportes o paciente pratica, se usa aparelho ortodôntico, tipo de mordida, etc. A partir desses dados, realiza-se a moldagem do arco superior. Caso o paciente use aparelho ortodôntico nas duas arcadas, ambas são moldadas.
  2. Realiza-se a instalação do protetor bucal e os ajustes se necessário.
  3. Avalia-se a adaptação do protetor bucal e se necessário, os últimos ajustes.

Então é isso! Espero ter esclarecido sobre o tema. Agora, pelo amor que você tem pelos seus dentes, o negócio é marcar consulta com seu dentista, escolher a estampa do protetor e “cair de boca” no seu esporte!


Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata desde já!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello my family member! I wish to say that this article is amazing, nice written and include approximately all significant infos.
I would like to see more posts like this .
Here is my web-site ... latest transfer news football premier league

Anônimo disse...

Thanks for one's marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you are a great author. I will make sure to bookmark your blog and will come back from now on. I want to encourage one to continue your great posts, have a nice day!

Here is my web-site :: best multi region dvd player

Postar um comentário

Páginas