>

Ronco é coisa séria!



Dormir bem nem sempre é simples e fácil. Aborrecedor para quem ouve e não consegue dormir, o ronco é muito mais do que uma característica constrangedora: roncar é sinal de que existe uma resistência aumentada para que o fluxo de ar passe pelas vias aéreas durante o sono.

O ronco é um alerta de que há algo errado enquanto dormimos, e se não for tratado poderá aumentar com a idade, e evoluir para a instalação de uma doença grave, conhecida comosíndrome da apneia obstrutiva do sono - SAOS.


Por que as pessoas roncam?

ronco é um ruído causado pela vibração dos tecidos moles da faringe durante o sono. 

Acredita-se que, em algumas pessoas, a musculatura da faringe relaxe mais do que o necessário, ocupando o espaço para a passagem de ar. Durante a inspiração, esse tecido frouxo vibra e causa um ruído incoveniente e desagradável, que pode culminar em desentendimento entre parceiros de quarto. 

No indivíduo que ronca, a musculatura não consegue manter totalmente aberta as vias aéreas. O amolecimento dos músculos da garganta faz com que a língua, também relaxada, caia para trás das vias aéreas, pressionando as paredes da faringe uma contra a outra, restringindo o fluxo normal de ar e causando a vibração característica do ronco. Por isso que o desejo de quem ronca é dormir bem.

No indivíduo saudável, esse relaxamento não interfere na capacidade que a musculatura tem de se sustentar para possibilitar a passagem do ar.

Com o passar do tempo, e o aumento do nível de relaxamento, esta acomodação da língua e da faringe acaba ocasionando a interrupção total do fluxo respiratório: a Apneia Obstrutiva do Sono. O ronco primário é caracterizado por um som alto e respiração ruidosa durante o sono e pode ter um fator genético, “tal pai tal filho”.

“Quem ronca pode ou não ter apneia obstrutiva do sono, mas quem tem apneia apresenta ronco”.

Consequências do Ronco

• A qualidade de vida entre casais é a principal afetada quando o ronco aparece.
• Interrompe o sono do parceiro, que pode apresentar cansaço ao acordar e alteração de humor.
• Quem ronca não respira bem.
• Quem ronca acorda frequentemente relata que acorda com a boca seca e a garganta arranhando e, às vezes apresenta de pigarro.
• As vibrações causadas pelo ronco geram uma alteração funcional e morfológica nas artérias carótidas conhecida como disfunção endotelial. Esta alteração pode resultar em aterosclerose da artéria carótida (estreitamento das artérias), doença relacionada com a pressão alta e outros problemas cardiovasculares. 

O ronco pode atingir até 85 decibéis, o que equivale a uma avenida movimentada. Fica difícil dormir bem , ou melhor, dormir, ao lado de alguém assim!

O ronco não tem cura, mas existem tratamentos que podem estabilizar a doença.

Agora que você já sabe que roncar não é normal e pode trazer consequências sérias para a sua vida, que tal procurar a ajuda de um especialista e iniciar um tratamento?!


Cuide da sua saúde e qualidade de vida. Trate o ronco.


Ahhhh... lembre de deixar aqui em baixo o seu comentário, sugestão de post ou dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais este tema! Fico grata desde já!

0 comentários:

Postar um comentário

Páginas