>

Saliva X Mau Hálito





Saiba a importância da saliva para se ter um hálito agradável e outras coisas importantes sobre a boca seca.



Qual o papel da saliva?

A saliva é um dos mais complexos, versáteis e importantes fluidos do corpo, que supre um largo espectro de necessidades fisiológicas. Suas propriedades são essenciais para a proteção da cavidade bucal e do epitélio gastrointestinal. Além de umidificar os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem um papel importante na lubrificação da boca, favorecendo a formação e deglutição do bolo alimentar, facilita a fonação, é essencial na retenção de próteses totais. Devido ao seu grande volume e fluxo contínuo, a saliva atua como agente de limpeza nos tecidos e ainda:
    
 Proporciona uma melhor movimentação da língua e demais músculos;
    
 Atua na proteção da mucosa bucal (possui células de defesa contra micróbios e toxinas), mantendo o equilíbrio entre os fungos e bactérias e evitando a proliferação de microorganismos que podem causar doenças como: gengivite, amigdalite, etc;
    
 Atua no processo de remineralização dos dentes, evitando o processo de cárie dental e, finalmente, carrega certos elementos (zinco) que maturam as papilas da língua (responsáveis pelo paladar dos alimentos). 

O que é propriamente a saliva?

A saliva é composta de 99% de água, a outra parte é constituída por enzimas (que iniciam o processo de digestão), por imunoglobulinas (responsáveis pelos anticorpos salivares que combatem as bactérias) e por outros compostos como: cálcio, flúor (ajudam na remineralização dos dentes), sódio, potássio, zinco, proteína mucina (garante a proteção e lubrificação da mucosa oral e dos dentes). 

E quando a saliva seca?

A xerostomia é uma alteração quantitativa e/ou qualitativa da saliva que causa sensação de ressecamento bucal. Suas causas são:
    
 Idade avançada (glândula salivar atrofiada);
    
 Efeito colateral de medicamentos (antidepressivos, tranqüilizantes, etc);
    
 Hábitos e vícios como fumo, alcoolismo, ingestão de alimentos ricos em cafeína, bruxismo (hábito involuntário de ranger, apertar ou bater os dentes durante o sono);
    
 Cânceres na região da cabeça e pescoço (glândulas salivares afetadas pela radiação);
    
 Problemas psiquiátricos, nervosismo, ansiedade e “stress”, diminuindo o fluxo salivar;
    
 Desidratação (baixa ingestão de água, diarréia);    
    
 Respiração bucal (resseca a mucosa da boca);
    
 Alterações hormonais (T.P.M., gravidez, etc);
    
 Alimentação muito pastosa e líquida.
    
 Carências nutricionais, diabetes, anorexia, síndrome de Sjögren (doença auto-imune na qual o organismo da própria pessoa reage contra as próprias glândulas salivares), doença de Parkinson, estado febril e infecções das glândulas salivares por vírus ou bactérias.

O que a falta da saliva pode causar?

Pode provocar:
    
 Cárie, candidíase (doença fungicida) e inflamação na gengiva e garganta;
    
 Infecção na glândula salivar;
    
 Dificuldades para falar e engolir;
    
 Intolerância à prótese removível;
    
 Dor e ardência na língua e alteração no paladar;
    
 Dificuldade em dormir (acordar para beber água e urinar);
    
 E, principalmente, o aumento da descamação das células epiteliais que protegem a mucosa (além da renovação fisiológica), favorecendo a ação das bactérias.


E em relação ao mau hálito?

Seguindo o raciocínio, quando é diminuído o fluxo salivar, restos de células epiteliais descamadas e resíduos alimentares irão se precipitar sobre a língua em maior quantidade. Esse material é degradado por bactérias anaeróbicas proteolíticas que também se aderem à língua e o resultado é uma elevação da saburra lingual e da concentração dos compostos sulfurados voláteis e um mau hálito intenso.
 


Ahhhh... deixe aqui em baixo o seu comentário, sua sugestão de post, ou sua dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais esse assunto!

1 comentários:

Unknown disse...

eu tinha mau halito ai depois que começei a deixar a boca sempre bastante umidecida com saliva.. eu passei a não ter mais mau hálito ou seja a halitose.

mais pra dar certo vc tem que continuar seguindo a rotinha de escovar os dentes após as refeições.
abraço a todos!

de: jailson...

Postar um comentário

Páginas