>

Cuidados com os dentes quando se usa aparelho




A maioria das pessoas, por mais que se esforcem ainda não sabem escovar os dentes direito. E isso não é de hoje! Esse problema não atinge somente as crianças, mas pessoas de meia idade também apresentam problemas em escovar os dentes corretamente! Consequência disso, são os consultórios cheios de pessoas com necessidade de restaurar dentes cariados, colocar próteses e extrações de dentes cariados.




Vários são os autores que descreveram técnicas maravilhosas para o controle da placa bacteriana:

  • Movimentos rotatórios (Stillman modificado);
  • Movimentos vibratórios (Stillman, Charters e Bass);
  • Circulares (Fones);
  • Verticais (Leonard),
  • Horizontais (Esfregação).


Porém, não tenho a menor intenção de indicar aqui o melhor método a ser seguido, afinal, a capacidade motora de cada paciente deve ser respeitada  e, a partir daí, adaptar a técnica de escovação que seja mais adequada às suas condições, pois não seria justo  nem proveitoso exigir movimentos que o paciente não possa executar por falta de destreza manual. Logo, quando for ao seu dentista, mostre a ele como você costuma escovar seus dentes que ele o orientará da forma adequada de fazê-la.

Além das dicas dadas em posts anteriores, posso orientar o seguinte:
  •          Não tenha pressa em escovar os dentes;
  •          Observe se a escova está alcançado todas as superfícies dos dentes;
  •         Utilize uma escova de cabeça pequena e cerdas macias;
  •          Troque sua escova sempre que for necessário;
  •          Não use força nos movimentos de escovação. A limpeza ocorre pela ação repetitiva dos movimentos e não pela força;
  •          Lembre-se que a escovação não acaba nos dentes, limpe muito bem a língua, e use o fio dental entre os dentes. Depois utilize um anti-séptico bucal;
  •          VÁ AO DENTISTA REGULARMENTE!



Bom, agora que já sabemos como escolher nossa escova e pasta de dentes e usar o fio dental fica mais fácil (ou menos difícil) para higienizarmos nossos dentes.


clique aqui para ver post sobre como escolher sua escova de dentes.
clique aqui para ver post sobre como escolher pasta de dente.
clique aqui para ver post sobre como usar o fio dental.

Mas há aqueles que usam aparelho...E quem usa aparelho sabe muito bem as duas alegrias que eles podem trazer: a primeira alegria é quando colocamos, afinal, ficamos hiper motivados com o provável resultado, e a outra alegria é a hora de tirar, pois além do aparelho incomodar bastante (sendo ele fixo ou móvel), seja para se alimentar ou fazer a higiene bucal, não existe escova de dentes e paciência que aguentem mais que algumas semanas.

Para essas pessoas usuárias de aparelho fixo ou móvel, os cuidados devem ser maiores visto que o aparelho ajuda a reter alimentos sobre a superfície dos dentes.

Muitos são os dispositivos que auxiliam e tornam a tarefa de limpar os dentes mais agradável:
  •          Escova interdental

  •          Escova uni tufo

  •     Passa fio



É bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes maior, portanto planeje-se para isso.
Como cuidar do aparelho fixo ?
Remover elásticos e aparelhos extra-bucais antes de escovar os dentes.
A técnica de escovação mais adequada é aquela que consegue limpar os dentes, as gengivas e o aparelho da melhor maneira possível. O mais importante é limpar todas as superfícies dos dentes. Os espaços entre os dentes devem ser  limpos com o fio dental. Para isso ocorrer devemos lançar mão daqueles dispositivos...
Esqueça: comer milho verde, e arrancar pedaços de alimentos de consistência dura com os dentes! Habitue-se a partir pedaços na mão ou com o uso da faca. Supere, foque no resultado...
A escova de dente deve ser trocada num intervalo de tempo menor.
Como cuidar do aparelho removível ?
Quando estiverem fora da boca, os aparelhos removíveis devem ser guardados em estojo especial, feito com essa finalidade. Não devem ser guardados no bolso, bolsas, guardanapos.
Para limpar o aparelho removível, é necessário retirá-lo da boca. Podem ser usados: escova de dente ou escova de mão desde que elas sejam usadas apenas para esta finalidade, pode usar pasta de dente ou sabão/sabonte neutro, neste último caso, o problema é o gosto que fica no aparelho.
Para escovar os dentes se faz necessária a retirada do aparelho removível e proceder a higienização conforme orientação de seu dentista.
Verifique com seu dentista sobre: comer com o aparelho na boca, e se praticar esportes de impacto, como futebol, vôlei, basquete, boxe, os aparelhos removíveis devem ser retirados da boca.
Com tantas dicas a respeito só me resta desejar uma boa escovação!!
Ahhhh... deixe aqui em baixo o seu comentário, sua sugestão de post, ou sua dúvida e nos ajude a enriquecer ainda mais esse assunto!

7 comentários:

Anônimo disse...

amei essas dicas eu ainda vou botar o movel mas com essas dicas fiquei mas tranquila obrigada

Anônimo disse...

adoreii as dicas eu uso o aparelho fixo e todo mes vou ao dentista mais ele me recomenda muito mais eu queria saber mais e essa dica me ajudou muito também!!! obrigado.

Jane disse...

Ótimas dicas! Coloquei aparelho ontem, ainda estou apavorada,rs. Me ajudou bastante. Obrigada

renata assumpção saibro disse...

Meu nome e renata assumpção saibro eu tenho 21 anos. Eu quero muito colocar aparelho fixo os meus dentes estão tortos, eu quero muito que os meus dentes melhorem e as ótimas dicas voçes estão me ajudando muito obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia, coloquei aparelho ha 1 mes! POrem meu dente da frente apresentou uma carie! posso obturar o dente mesmo com aparelho?! Aguardo resposta Karla*

Juliana de Sá disse...

Ei Karla, fico muito feliz com sua participaçao!
Se tem cárie, tem que remover e restaurar!
A respeito do modus operandis é melhor vc conversar com seu ortodontista e o clínico que fará a restauraçao. Vá ao clínico e ele verá se será preciso tirar o fio ou até mesmo o bráquete... isso vai depender da localizaçao da cárie...
Espero ter ajudado.
Forte abraço e continue participando de nosso blog enriquecendo nossas dicussoes...

Juliana de Sá disse...

Ei Karla, fico muito feliz com sua participaçao!
Se tem cárie, tem que remover e restaurar!
A respeito do modus operandis é melhor vc conversar com seu ortodontista e o clínico que fará a restauraçao. Vá ao clínico e ele verá se será preciso tirar o fio ou até mesmo o bráquete... isso vai depender da localizaçao da cárie...
Espero ter ajudado.
Forte abraço e continue participando de nosso blog enriquecendo nossas dicussoes...

Postar um comentário

Páginas